HISTÓRIA

O Grupo Brinque-Book nasceu com o propósito de transformar a experiência da leitura em uma divertida brincadeira. Fundada pela editora Suzana Sanson, em 1991, a editora Brinque-Book cativou crianças, jovens, pais e educadores, tornando-se referência em literatura.

Com mais de 500 títulos publicados, a Brinque-Book foi laureada na edição de 2011 do Prêmio Jabuti: Obax, de André Neves, consagrou-se como melhor livro infantil do ano, e Gildo, de Silvana Rando, venceu como melhor ilustração.

Além da editora Brinque-Book, cujo foco são os livros ilustrados, o grupo também é composto pela editora Escarlate, que trabalha exclusivamente com ficção infantojuvenil. Desde 2013 no mercado, nosso selo para crianças de 8 a 12 anos conta com 50 livros publicados e vem sendo cada vez mais recomendado por famílias, bibliotecários e educadores.

Brincando de ler ou lendo ao brincar, a criança recria histórias, inventa brincadeiras, interage com o mundo que a cerca e se desenvolve. Afinal, todo desenvolvimento, seja intelectual, social ou emocional, passa pelas páginas companheiras de um livro.

A criança que lê floresce com fluência e confiança para desenvolver seu imaginário e intelecto. Ao mergulhar em uma obra, o(a) pequeno(a) se revela o herói, a bruxa, o caçador e quem mais quiser ser, descobrindo-se e aumentando o senso crítico perante os outros e a si próprio. Afinal, é no lúdico e na fantasia que se criam as bases sólidas para a formação de uma identidade.

A intensidade dos sentimentos aflorados pela leitura de um livro por crianças ou jovens leitores permeia essa fase tão especial e nos acompanha por toda a vida. Portanto, que a boa literatura esteja sempre por perto!